Motor novo forjado + turbo: como amaciar corretamente?
52 Mensagens • Página 1 de 3 • 1, 2, 3
Motor novo forjado + turbo: como amaciar corretamente?Pessoal, meu carro está em fase de finalização. Motor refeito, camisa Romaq forjadas, pistões e bielas forjadas, etc.. Bem, mas o que quero saber, com base em teorias e principalmente em EXPERIÊNCIAS, qual q melhor forma de amaciar um carro desses antes de assentar o purrete. Meu mecânico sugeriu rodar uns 1000km em rodovia mesmo, sem pressão na turbina. Bem, aí envolve muita coisa, como RPM adequado, tempo que fica num mesmo RPM, etc..
Por isso queria umas dicas. Como não achei um tópico condensado sobre esse assunto específico, acho interessante que fique aqui para mais pessoas verem. Valeu!
Re: Motor novo forjado + turbo: como amaciar corretamente?primeiro, deixe o carro ligado em marcha lenta por um bom tempo... testando se abre valvula termostatica, se aciona ventoinha. etc... fica de olho nisso.... dpois verifica o nivel da água, se baixou, se sumiu, se as 2 mangueiras estaõ quentes, nivel do óleo. etc... dpois disso. na estrada realmente é bom... roda uns 200 km no max até 5000rpm.... 1000rpm por 10 min, 1500 por 10 min, 2000 por 10 min, 2500 por 10 min, 3000 por 10 min. e por ai.. até uns 5000rpm, isso em quinta marcha..
Evita esticar marcha.. tipo primeira até 5000rpm... acelere moderadamente, e dose devagar pra subir o giro... em quinta marcha em 1500 rpm. acelere até os 5000rpm, dosando aos poucos.. e vai tirando o pé.. como se estivesse reduzindo... vai namanha..... e sempre de olho na temperatura... olhe sempre os niveis de agua e oleo. dpois de 1000km.. encosta e pede pra conferir o torque do cabeçote e sai pra amaciar e rode mais uns 1000km do mesmo esquema acima, só que até uns 7000rpm...andando na moral.... após isso, eu aconselho conferir mais uma vez o torque do cabeçote... após isso, ai sim partiria pra subir pressao... é chato, demorado.. mas tranquilo... Esse lance de porra loca de que pode meter o pé.. sair acelerando.. esquece... isso é pra AP, motor barato, peça barata,, se quebrar, vc compra um novo na esquina.... entao cuida do que vc montou com carinho, e na moral... e boa sorte.. qquer duvida.. me chama no msn.. Abs.. B16A3 T
6A13 V6
Re: Motor novo forjado + turbo: como amaciar corretamente?HUHAUHUHA
Discordo. Pau na maquina. Variando o tipo de carga (aceleracoes leves, medias e bruscas assim como as reduzinas). Ai sim a criança vai ficar lisinha Pelo menos eh oq o cara deste site diz. E tem fundamento http://www.mototuneusa.com/break_in_secrets.htm EJ1 - Honda Civic Coupê EX VTEC MT 94 - D16Z6
![]() >>>>>>THE WHITE POWER<<<<<<< THE POWER OF DREAMS Civic Coupe Ej1 D16 Stage 2
Re: Motor novo forjado + turbo: como amaciar corretamente?
não vai na onda desse cara não... vai como o Shoei falou, vc vai ter motor ai pra mto tempo se fizer isSo.. se vc nao teve VTI Turbo nunca, ande por um tempo com 0,7bar(dps de amaciar, claro), que vc vai ficar satisfeito por mto tempo, dps vai subino gradativamente... VTi Turbo com 0,7bar bemmmmm, mas bemmmmmm acertado, vc assusta nas primeiras puxadas... VTi Turbo # 420whp+ # RELOADING
[/b]
Re: Motor novo forjado + turbo: como amaciar corretamente?Hard Break In!
rev2red
92-95 owners: - when you're constantly putting money into your car and you dont know when its going to end
Re: Motor novo forjado + turbo: como amaciar corretamente?Vai de leve nos primeiros 500km pra assentar tudo direitinho, como o Shoei falou.... Esse negocio de descer o purrete eh pra carro original e o motor vem pré-amaciado de fabrica... Se vc descer o cacete com pressurização vc vai condenar seu motor rapido... Vai na boa... Depois de 500 a 600km, ja pode começar a esticar uns rpm de boa e uma pressaozinha de leve... Com 1000km troca de oleo e acerta no purrete....
Tentei votar no filho, não deu certo! Dessa vez voto na puta! ![]()
Re: Motor novo forjado + turbo: como amaciar corretamente?exato, esse texto do cara ai é pra motor original ao meu ver...
Re: Motor novo forjado + turbo: como amaciar corretamente?Eu andei uns 300km de boa, (mas dando umas esticadas a 8 pau)
Depois uns 200km dando varias esticadas Depois fomos acertar no dyno... Contrário a toda sas espectativas, acentou anéis USADOS e não baixou uma gota de óleo mesmo depois de socar o pau no trackday. ![]() Hated division Don't give a shit division O'rly division B20Vtec soon on the streets.
Re: Motor novo forjado + turbo: como amaciar corretamente?mais ou menos o que o shoei falou...O negócio é o seguinte não dirija o carro em só um regime tipo estrada pois o carro para amaciar bem tem que andar em varios regimes e marchas diferentes...Pois senão espelha as camisas. o que eu faço é controlar por regime primeiro nunca acelere até o fianl full throtle pé até o fundo.. eu faço mais ou menos assim 500 até 3mil giros depois vou aumentando tipo 600km 4mil giros, 700km até 4.5 800km até 5mil e antes de uns 1500-2000 eu não ando no vtec e isso tem funcionado para todos os meus honda que montei claro que isso é mais ou menos o que eu faço não exatamente...depois de 2000 km trocar óleo e filtro
Re: Motor novo forjado + turbo: como amaciar corretamente?isso vale para os sem pressão positiva? para amaciar um normal é a mesma coisa?
Era turbo o seu carro???? Pq acho q estamos falando de turbo... Andar pressurizado eh uma coisa... aspirado eh outra... Tentei votar no filho, não deu certo! Dessa vez voto na puta! ![]()
Re: Motor novo forjado + turbo: como amaciar corretamente?Bom, o meu é aspro, desculpe, esqueci de citar...
Mas sendo turbo, acho que o certo seria amaciar com a wastegate toda aberta né? andando quase que como um aspro ou com quase nada de pressao. Outra coisa, tbm vai do tipo de brunimento que foi dado... Se foi um mais grosso, acenta anel rápido, mas se foi um brunimento mais fininho, aí demora mais ![]() Hated division Don't give a shit division O'rly division B20Vtec soon on the streets.
Agora sim... concodo plenamente... Tanto eh q meu carro ta rodando assim...
Qto a essa questao nao sei com exatidão, mas tem muito sentido o q vc disse sim... Tentei votar no filho, não deu certo! Dessa vez voto na puta! ![]()
Re: Motor novo forjado + turbo: como amaciar corretamente?O meu brunimento foi do mais fino. E pelo que me falaram por aqui, o amaciamento é mesmo com a wastegate aberta no talo.
Re: Motor novo forjado + turbo: como amaciar corretamente?Um cara de uma retífica aqui da cidade disse que o certo é amaciar com um óleo mineral comum, sem muitas características igual aqueles que ~reduzem muito o atrito, etc.. como semi-sintéticos, etc..
Tipo, ele falou pra por um Lubrax SJ pra amaciar, e depois´põe o óleo melhor na próxima troca. Disse que assim o motor amacia melhor, pois tem um melhor assentamento das peças. Acham que isso procede?
Re: Motor novo forjado + turbo: como amaciar corretamente?ja ouvi falara nisso....eu usaria um óleo tipo o sl 15w 40 mas nada inferior ou vagabundo pois em motor nunca se usa coisa vagabunda e depois vai trocar com 2mil km
Re: Motor novo forjado + turbo: como amaciar corretamente?Esse negócio de amaciar o motor com oleo mineral e vagabundo acho q é furada ein... Depois ainda vai misturar óleo e etc... Acho q nao rola...
Tentei votar no filho, não deu certo! Dessa vez voto na puta! ![]()
Re: Motor novo forjado + turbo: como amaciar corretamente?O problema é que se vc usar um óleo TOP vc vai reduzir tanto o atrito que os anéis não vao desgastar e acentar certinho como devem...
![]() Hated division Don't give a shit division O'rly division B20Vtec soon on the streets.
Ai tem outro problema... Vc vai e usa um oleo mineral grosso... Os aneis vao acentar com base nesse oleo e vao desgastar as camisas com base nisso.. Ai vc vai lá e mete um oleo top fininho.. Vai fumar provavelmente... O certo é amaciar o motor com o mesmo oleo que vai usar futuramente... Nao existe isso de amaciar e acostumar o motor e as peças internas a principio com um oleo e depois meter outro oleo... Agora to usando o Mobil One 0w40 e nao ta fumando nada.. O oleo eh bem fino... Vou trocar com 1000km pra eliminar possiveis fuligens ou algo do genero... Dá dó pq o oleo nao foi muito barato, mas fazer o q neh... Pelo menos nao ta fumando nadinha e nao ta baixando o oleo... Depois vou continuar usando o mesmo oleo... Acho q esse é o certo... Tentei votar no filho, não deu certo! Dessa vez voto na puta! ![]()
52 Mensagens • Página 1 de 3 • 1, 2, 3