Central queimou - Reparo - fotos

PGMFI (Programmed Fuel Injection). Destinado para os interessandos em assuntos relacionados as centrais que controlam a injeção.

Aqui você encontra informações sobre modelos OBD1 e OBD2 que equipam os nossos carros.

Central queimou - Reparo - fotos

Mensagempor helton em 09 Mar 2010 00:53

Estava indo p/ sampa, sexta-feira 05/03, qd parei no pedágio na rodovia dos bandeirantes, o azulão morreu!
Um cheiro de queimado tomou o carro, liguei o pisca e tirei meu filho e mulher do carro, encostei e tentei fazer pegar... nada!
Notei que a luz indicadora da posição da manopla do câmbio indicava sempre D3 e P, sendo que a manopla estava em P? Pensei Fod#u o câmbio ou sensor da manopla. Chamei o guincho para levar até a casa do meu pai.

Saquei o service manual do pendrive, :reza: , joguei no note da minha mãe e fui p/ garagem, no dia seguinte, sabadão 8h.
tentei ver código de erro, mas central não piscava luz. Testei as válvulas solenóides próximo ao câmbio, tudo ok! Meu estava abrindo o console central para checar a manopla, mas ele notou que o cheiro vinha do lado do passageiro... advinha?
Tiramos a ECU e ao abrir:
Imagem

:puto:
Imagem
Imagem

O que eu fiz? além de :puto: - Fui no ebay, ML, preço mais em conta U$80 + frete - Mercado livre R$600 - liguei na way falei com o diego - márcio estava em Interlagos, sem chance de solucionar durante o final de semana.

Como a central já estava fodid@, não custaria nada fod#r mais um pokinho numa tentaiva de reparo. Liguei numa loja de comp eletrônicos lá em São Bernardo, às 12h50m do sábado. O vendedor me falou que fecha às 13h , mas naquele sábado eles estariam abertos até ás 15h, para compensação de folga.
:reza:
Peguei o KA da minha mãe e fui comprar os componentes estragados, resistores e capacitores. Já dirigiram KA parece que a caixa de direção está em baixo do banco :lol: me divirto toda vez que piloto.
Cheguei na loja e comprei ferro de soldar, estanho, malha dessoldadora, sugador, protetor de bico além dos componentes.. total R$47 pila...
De volta a casa do meu pai, segui o procedimento de teste do rele principal, verifiquei se tinha Curto na manopla do AT ou curtos nos chicotes e conectores. Resumindo não existia motivo aparente para fod&r a ECU, provalvel falha interna mesmo.
23h Após todo mundo ir dormir, montei a estação de trabalho e comecei a fazer analisar e limpar a borra preta, parte de algumas trilhas desapareceram, mas o estrago não era grande demais...
Imagem
:|
Imagem

Capacitor FDP - vazou e corroeu tudo!
Imagem[/img]
Limpei tudo e comecei a medir continuidade, pegando referência em outros pontos, verifiquei os pontos que eram necessário fazer jumper, WIREUP, e remontei:
Imagem
Imagem

A placa possui um verniz bom p/ kct, dá muito trampo para tirar, depois que terminei passei um verniz melhor... Esmalte de unha da minhã irmã, pensei em passar um vermlho para ficar estilo TypeR ou placa mãe da PC-Chips, mas acabei passando um transparente mesmo. :wink:
Fui dormir já era 4h da matina. Acordei 7h30m para assistir Vrum e Autoesporte, rezando muito, montei a placa no carro e pimba!
Girei a chave, comutou o rele>bomba comb>luz CEL>SRS> Selecionei as marchas, indicações OK, Dei a partida e de primeira o motorzinho 1.5L deu o ar da graça com o canninho do silencioso estourado, que ronquinho show...

Perdão pela bixisse, mas fiquei contente p/ kr@lho, puta que alívio, ninguém acreditava e o troço voltou a vida. :reza: :lol:

É isso aí galera, fiz este post para compartilhar este problema que tive e para ajudar quem possa ser vítima deste problema, desistir nunca.

Abraço.
----==== EG8 - Getting UP ====----
helton
Aro 15

Honda: EG8 - 1993 - AT
Bairro: -
Estado: SP

Re: Central queimou - Reparo - fotos

Mensagempor Leandro_wez em 09 Mar 2010 01:05

Cara, aproveita e troca todos os capacitores da placa. Assim fica zero, pois eles tem vida útil!

:valeu:
White EJ1 Swap B16 + Black GDB-F
Leandro_wez
Aro 17

Honda: EJ1 Swap + GDB-F
Motor: Aspirado
Estilo: JDM
Bairro: Ilha do Governador
Estado: RJ

Mensagempor -Renan- em 09 Mar 2010 01:07

Caramba, parabens pela persistencia!

E da pra ver q vc manja desses componentes. Se fosse comigo com certeza teria ficado puto e pisoteado ela... terminando com qualquer chance dela voltar a vida!

Meus Parabens!
ImagemImagem
ConSelho dos AnSiões - Renanprosdocimous - OEM Spec Member
"Aquele que impala seus adversários com lanças flamejantes através dos vossos retos"

2008 - EK4 - Honda Civic EK4 VTI DOHC 1.6 16v VTEC MT 97 - Original 160cv
I Exedy Stage I Clutch I OEM Lightweight Flywheel I Hardrace Bushings I Hardrace F&R Camber Kit I Tokico Illumina Shocks I Skunk2 Coilover Sleeves I Ractive SRI I Iridium IK20 I Samco Silicone Hose Kit I ALEX Motorsports Trunk Floor Bar I and some great OEM Parts
-Renan-
Staff :: SP Division

Honda: Honda Civic VTI EK4 97 1.6 16v DOHC
Bairro: Mooca

Mensagempor Joao Antonio em 09 Mar 2010 01:26

o capacitor tava estressado heim :mrgreen:

muito bom, fez uma economia enorme em arrumar em casa a ECU.
otimo serviço :valeu:

ó o Renan, já teria metido o pé :dedo:

[]´s
www.flickr.com/joaojuski

Accord Wagon F22B2 MT ::.:fuKKa K series:..:.::
Imagem

Tópico do Carro: viewtopic.php?f=48&t=38232
Vendo Motor e caixa: viewtopic.php?f=4&t=42653
Joao Antonio
Aro 17

Honda: Accord Wagon 94
Bairro: .
Estado: PR

Mensagempor helton em 09 Mar 2010 01:46

Leandro_wez escreveu:Cara, aproveita e troca todos os capacitores da placa. Assim fica zero, pois eles tem vida útil!

:valeu:

Pensei nisto Leandro, mas como não tinha certeza do sucesso não investi :roll: e também capacitores de menor capacitância são menos suscetíveis a problemas este é o único de 220uF/35v. Na próxima vez que abrir farei isto! Estou pensando em soquetar o IC3 e sair com o J1 (resistor jumper) para fora da central como uma chave.
Imagem
Quem sabe surge os "10 hp a mais"?
Valeu pela dica...

-Renan- escreveu:Caramba, parabens pela persistencia!

E da pra ver q vc manja desses componentes. Se fosse comigo com certeza teria ficado puto e pisoteado ela... terminando com qualquer chance dela voltar a vida!

Meus Parabens!

Muito obrigado mesmo Renan.
Mas o que eu fiz nem foi nada tão fód@ assim... No seu caso poderia procurar um eletrônico e trocar uma idéia.
Fiquei contente pra kralho por não ter q desenbolsar $$$, pois $$$ tá dureza... gastei 1k5 neste carro e ele está cheio de coisas para fazer ainda.

Abraço Renam e nos vemos no serra azul.
helton
Aro 15

Mensagempor helton em 09 Mar 2010 01:56

Joao Antonio escreveu:o capacitor tava estressado heim :mrgreen:

[]´s

Poutz vc foi mais rápido que eu.

Nem fala... João... Eu dei umas bicas qd o carro parou na estrada, mas me controlei pq tava com o muleke no carro. :evil:
helton
Aro 15

Mensagempor Baniski em 09 Mar 2010 02:12

[]´s

NAAAOOO O Renan ia passar CAR80 na placa pra tirar o pó dos conectores antes, dai ele ia meter o pé, pq ta ligado né = "sensação limpeza" do chefe não é mole!

hehehehe!

mas e relação ao topico, cara fiquei muito contente por vc seri mesmo, seu sei como deve dar um alivio danadasso ao vc mesmo concertar a palca com tao pouco! ja tive dessas!
HOG.
Baniski
Aro 17

Honda: XL Flat-Brat-Style
Bairro: BN
Estado: PR

Mensagempor cpl em 09 Mar 2010 09:59

show! :valeu:
cpl
Putoportunidade meu!!! xD
Putoportunidade meu!!! xD

Mensagempor -Renan- em 09 Mar 2010 11:15

Baniski escreveu:

[]´s

NAAAOOO O Renan ia passar CAR80 na placa pra tirar o pó dos conectores antes, dai ele ia meter o pé, pq ta ligado né = "sensação limpeza" do chefe não é mole!

hehehehe!

mas e relação ao topico, cara fiquei muito contente por vc seri mesmo, seu sei como deve dar um alivio danadasso ao vc mesmo concertar a palca com tao pouco! ja tive dessas!

KKKKKKKKKKKKKKKKK viadinho pode crer! uhahuauhauhauhauh Eu ia fazer isso msm... estaria inutil.. mas limpissima! rsrsrrsr

Helton! Nos vemos lah no domingo no serra hein! Marcado. Pré encontro pra comboio no posto BR da band ateh 9 hrs!
ImagemImagem
ConSelho dos AnSiões - Renanprosdocimous - OEM Spec Member
"Aquele que impala seus adversários com lanças flamejantes através dos vossos retos"

2008 - EK4 - Honda Civic EK4 VTI DOHC 1.6 16v VTEC MT 97 - Original 160cv
I Exedy Stage I Clutch I OEM Lightweight Flywheel I Hardrace Bushings I Hardrace F&R Camber Kit I Tokico Illumina Shocks I Skunk2 Coilover Sleeves I Ractive SRI I Iridium IK20 I Samco Silicone Hose Kit I ALEX Motorsports Trunk Floor Bar I and some great OEM Parts
-Renan-

Honda: Honda Civic VTI EK4 97 1.6 16v DOHC
Bairro: Mooca

Mensagempor -=[ALE GTI]=- em 09 Mar 2010 11:46

Uia...

Bacana heim, foi dificil achar os fios pra jumper ???

Parabens cara, no minimo encorajador esse tópico heim !!! :valeu: :valeu: :valeu:
Imagem

- Prelude 1993 H22 Vtec
- VTI 1993 B16 Vtec
- EX 1993 D16 Vtec
-=[ALE GTI]=-
Aro 18

Honda: Prelude VTEC H22
Bairro: Vila Maria

Mensagempor Thiagoviski em 09 Mar 2010 12:54

Eu só me garanto com os computadores, não teria coragem de mexer na ECU, mas assim ficou claro que não é tãããão complicado, basta sacar de eletrônica, hehehehe...
Abraço e parabéns!
Thiagoviski - EJ8 coupé
Imagem

Projeto White JDM is STARTED!...
Thiagoviski
Aro 17

Honda: EJ8
Bairro: Batista Campos
Estado: PA

Mensagempor Maniche em 09 Mar 2010 13:04

-Renan- escreveu:Caramba, parabens pela persistencia!

Meus Parabens!

AEHAEHAEHAEHHAEHAEHAEHAEHHAEHAEHAEHHAEHAEHAE

Que nem eu!!!!!!!!!!! muahua muahua muahua muahua muahua muahua

Deu certo assim com HD já.. ah PS1 tb!

AEHAHEHAEHAEHAEHAEHAE

Parabens ai velho! Esse lance de eletronica assim eu sou um jegue!
rev2red
92-95 owners: - when you're constantly putting money into your car and you dont know when its going to end
Maniche
Staff :: RJ Division
Staff :: RJ Division

Honda: Civic's VTi 94/LX 99
Bairro: *
Estado: RJ

Mensagempor helton em 09 Mar 2010 22:16

-=[ALE GTI]=- escreveu:Uia...

Bacana heim, foi dificil achar os fios pra jumper ???

Parabens cara, no minimo encorajador esse tópico heim !!! :valeu: :valeu: :valeu:

Fala alê...
O fio mais comum, chamado fio p/ wire-up, é bem fino não encontrei no dia. Na loja que fui só tinha material básico, então comprei cabo para telefone. Dentro da capa, cinza vem 1 par de fios rígidos, que me serviram para o trampo, claro estanhei muito bem as pontas e impermeabilizei com esmalte incolor (hehehe), para evitar oxidação.

Só abro aquilo de novo quando for para ganhar uns cvzinhos a mais.

Thiagoviski escreveu:Eu só me garanto com os computadores, não teria coragem de mexer na ECU, mas assim ficou claro que não é tãããão complicado, basta sacar de eletrônica, hehehehe...
Abraço e parabéns!

Tem que ser paciente, não adianta pressa, por isto que fiz o trampo de madrugada, não tinha minha patroa falando na orelha... meu muleke chorando para mexer junto comigo e ver o que estava fazendo :lol: tá no sangue.

Maniche escreveu:AEHAEHAEHAEHHAEHAEHAEHAEHHAEHAEHAEHHAEHAEHAE

Que nem eu!!!!!!!!!!! muahua muahua muahua muahua muahua muahua

Deu certo assim com HD já.. ah PS1 tb!

AEHAHEHAEHAEHAEHAEHAE

Parabens ai velho! Esse lance de eletronica assim eu sou um jegue!

Trabalhei consertando pc e impressora numa empresa a 7 anos atrás nosso procedimento de teste entre outros era o teste dos 30.
Levantava a impressora a 30cm de altura e soltava na bancada... :lol:
helton
Aro 15

Mensagempor Sandro_vht em 11 Mar 2010 18:57

Cara parabens mesmo......99,9% das pessoas ia dar como perdido o módulo (inclusive alguns cara que arrumam módulo), mas vc na simplicidade basica da troca dos componentes da placa conseguiu fazer um serviço excelente e praticamente perfeito.

Virei teu fã.....kkk
Sandro_vht
Aro 16

Mensagempor rha_81.2 em 11 Mar 2010 22:50

tenho um tópico identico a este no Mitsumania.com hahahahaahaha eu sei muito bem a emoção que sentiu na hora de virar a chave!!!! depois desta minha primeira ECU de Mitsubishi Eclipse que arrumei, não parei mais e faço reparo de centrais de Eclipse, 3000GT ou qualquer carro... bem como reflash e gravação das Eproms

parabens!!! se precisar de algo ou qualquer ajuda só chamar

abraços
Rodrigo Henrique
4G63 POWER!
rha_81.2
Aro 14

Mensagempor daniel.lui46 em 09 Abr 2010 20:03

MP!!!! :reza:
daniel.lui46
Aro 17

Honda: EG8